top of page

Quem é ela?

bordado em Florianópolis
"Arte, cultura e tradição passada de geração à geração."

Pinto e Bordo é uma marca de trabalhos artesanais comandada por mim, Roberta, de Florianópolis – Santa Catarina – Brasil, designer industrial, canceriana, deficiente físico, amo flor. Bordo desde criança, lá se vão uns 30 anos de muitas linhas, agulhas, gráficos, amostrinhas, revistas, tecidos, tardes de domingo e muito aprendizado... Comecei bordando com a madrinha. Tenho lembrança de aos 5 anos (e nem caminhar ainda por conta da minha deficiência física) já estar as voltas com o colorido das linhas.

Desde então, eu nunca parei de bordar. Mesmo que fosse para passar o tempo ou para ajudar a madrinha com as "encomendas" que ela inventava só pra eu ficar bordando com ela. Porém, aos poucos, comecei a receber encomendas de fato! Fiz algumas pausas quando os estudos exigiam mais tempo, mas nunca abandonei os bordados.

Com a internet surgiu um encantamento ainda maior pelos bordados (sim, comecei a bordar antes da internet!). Encontrei gráficos e trabalhos maravilhosos e uma maior variabilidade de aplicações e usos para os trabalhos manuais. Fiz contato com as pessoas mandando mensagens e e-mail, mas nunca era respondida... Foi aí que tiver a ideia de fazer o blog para mostrar os trabalhos que já havia feito. O nome do blog veio na mesma hora! Pinto e Bordo. Adorei!  A partir da criação do blog comecei a ser respondida, postar dicas, trocar informações, gráficos, ideias e inspirações.

Não deixei de estudar. Cada curso teve sua contribuição para a melhora na qualidade dos meus trabalhos, mas os meus artesanatos tiveram muito mais contribuições para os meus estudos do que eu poderia imaginar. 

Hoje, as pinturas e os bordados são partes importantes de mim. Eu preciso sempre estar em contato, ver e mexer nas cores. Todos os dias mexo em alguma coisa dos meus artesanatos. É como uma meditação, uma atividade desestressante, relaxante, prazerosa, quase viciante! É gratificante ver um trabalho pronto, a reação dos clientes, as pessoas usando e elogiando. É bacana quando alguém encomenda algo e pede que eu escolha as cores, desenhos, etc. sinal de muita confiança no meu trabalho. Não gosto quando alguém compra para "ajudar", gosto mesmo é de quem compra para usar!

Deixo o meu mais sincero sentimento de gratidão à minha madrinha, Sônia, por ter me apresentado a esta arte / tradição / cultura, aos meus clientes e aos amigos incentivadores!

 

Rumo a mais 30 anos!!!!  

bottom of page